UA-142702713-1 A arte do perdão
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

A arte do perdão


Fui noiva uma vez antes de casar com o Brian, mais ou menos uma vez e meia, mas vou deixar esses detalhes para outro dia. De qualquer forma, nós costumávamos ter "brigas" épicas. Essa palavra está entre aspas porque não era uma gritaria sem fim, ele simplesmente não conseguia me ouvir.


Então, brigas e mais brigas seguiraram. Busquei exemplos, analogias e metáforas para transmitir minha mágoa e anseios. Houve conflitos tão longos que passei a chorar em uma toalha de banho porque o lençol já não era suficiente. Quando alguém não consegue nos ouvir, sentir empatia ou pedir desculpas, ocorre um bloqueio na intimidade. Vamos nos concentrar na arte de pedir desculpas.


Isso foi há quase 20 anos. Essas experiências me deram uma base poderosa como terapeuta matrimonial. No início da terapia de casais, avalio quanto tempo as brigas duram e se as duas partes são capazes de dizer "eu te amo" e "me perdoe" sem defensivas ou qualificações.


Muitas vezes, não nos sentimos autênticas ou sincera quando pedimos desculpas. Eu admiro o valor da autenticidade. Entretanto, pedir desculpas por um erro ou por um dano causado é uma ação altamente autêntica, mas de fato é desconfortável, pela nossa natureza. É um processo. Requer crescimento, fortalecimento e coragem.

Aqui está outro motivo para te encorajar a pedir desculpas com mais frequência: "Você gosta que os conflitos durem por muito tempo?" Porque quando a parte ofendida não recebe o pedido de desculpas, ela tende a fazer a buscar de alguma forma. Cavando em todo o lugar para encontrar um pedido de desculpas, buscando satisfação. Quando nada mais satisfaz, o casal dá voltas e voltas e não sai do lugar.

Se você é alérgica a pedir desculpas:

Faça um teste. Apenas tente por algumas semanas. Se pedir desculpas por qualquer dano não te trazer nenhum alívio relacional, é provável que seus problemas estejam em outro lugar. Continue procurando um diagnóstico. Se o seu comportamento e a mudança do coração trazem melhorias no relacionamento, bem, sim!


Chame isso de treinamento de caráter. Você não pode correr 10k sem praticar. Praticar é desconfortável, até que seu corpo se fortaleça e o que antes era impossível se torne seu novo nível de desempenho.

Apenas empurre as palavras da sua boca. Peça desculpa. Então fique em silêncio. Não adicione mais palavras, senão você provavelmente dirá algo que cancelará o seu pedido de desculpas.


Teste de múltipla escolha para quem tem dificuldades em pedir desculpas:

COMUNICAÇÃO VERBAL:

Para refletir:

De que você se sente culpada?

O que é mais gratificante para você ouvir quando se sente ofendida?

  1. Eu não quis dizer isso.

  2. Eu sinto muito.

  3. Nossa, isso foi terrível, me desculpe.

  4. Não seja tão sensível.

  5. Não era minha intenção te machucar.

  6. Me desculpe, eu estraguei tudo.

  7. Sinto muito, isso acabou muito mal.

  8. Sinto muito, posso tentar de novo?

  9. Foi uma piada!

(As opções 2, 3, 6, 7, 8 são as opções saudáveis, as outras variam de ruim a terrível.)


COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL:

Para refletir:

De que você é culpado?

O que é mais gratificante para você ouvir quando se sente ofendido?

  1. Rolar os olhos

  2. Suspirar profundamente

  3. Expressão indignada

  4. Expressão chocada

  5. Expressão ofendida

  6. Contato visual que diz: "Estou prestando atenção em você agora".

  7. Contato visual sólido juntamente com “Sim. Eu sei que agi de forma errada. Eu sinto MUITO."

(As opções 2, 3, 6, 7, 8 são as opções saudáveis, as outras variam de ruim a terrível.)

TODAS AS PESSOAS PRECISAM TER UMA BOA COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA, MAS NO CASAMENTO É IMPOSSÍVEL SOBREVIVER SEM ELA.

Se o seu parceiro é avesso a pedir desculpas:

Se você foi prejudicada, intencionalmente ou não, você precisa de reparo. Isso é um fato, não uma opinião, não é algo que você decide por si mesma intelectualmente. Quando seu coração e sua alma se sentem feridos, de fato estão. Algumas armadilhas da nossa mente pode nos enganar: “Estou sendo sensível demais? Meus sentimentos estão errados? Eu não quero ser exigênte demais.".

A dor deve ser reconhecida e tratada para existir intimidade novamente.

Existem muitas maneiras como você pode escolher tratar o dano em seu coração. Isso é complexo, a luta de algumas pessoas para conseguir se desculpar varia de saudável à abusiva.

Meu marido é emocionalmente sensível, então não gosto discutir mágoas pequenas.

Admita para si mesma, "Sim, isso dói". Então processe o acontecido com uma amiga de confiança. Isso pode levar trazer paz em seu coração, especialmente quando sua amiga te ajuda a enxergar as coisas boas do seu cônjuge.


Ao discutir mágoas mais profundas com um cônjuge sensível, dê a ele mais tempo, ofereça a ele o benefício da dúvida: "Eu sei que você não tinha a intenção...", mas também não deixe de compartilhar seu coração com ele.

Meu marido está sempre na defensiva.

Exemplos de defensividade:


"Ok, mas e você?"

"Você também me machucou ontem quando você...."

"Você não percebe todas as coisas que eu faço corretamente."


Para registrar, as mágoas não se cancelam automaticamente. Agora, temos dois reparos, a pessoa mais madura geralmente fica em primeiro lugar nesses casos. Você pode assumir isso rapidamente e dizer: "Obrigado por me dizer isso. Gostaria de melhorar. Agora posso falar sobre aquilo que feriu os meus sentimentos?


Tenho medo do meu marido quando eu falo sobre qualquer dor ou problema.

Se você não pode confiar que ele é fisica e emocionalmente seguro para você e seus filhos, admita e procure ajuda de algum profissional. É um problema mais difícil de lutar e você não pode fazer isso sozinha. Existem muitos recursos para você - dê o primeiro pequeno passo. Peça ajuda.


Agora, vamos lá. Vamos praticar e fortalecer nossos músculos de pedir desculpas!



Kelley Gray


Postado originalmente no blog do MOPS International.

Kelley Gray M.A., L.P.C. atua em consultório particular em Denver, Colorado há 16 anos. Ela é apaixonada por crescimento, cura, suas duas filhas e seus dois cachorros. Ela é casada com Brian Gray há 15 anos.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page