UA-142702713-1 Como temer menos quando tudo parece fora de controle
  • MOPS Brasil Blog

Como temer menos quando tudo parece fora de controle


É incrível o quanto o nosso mundo mudou nas últimas semanas. Estamos cercadas de incertezas. O planejamento parece impossível. Tudo parece fora de controle. Como "temer menos" no meio disso tudo?

O pânico aumenta com facilidade quando lemos ou assistimos as notícias, olhamos as prateleiras vazias dos supermercados e tentamos decidir qual a melhor forma de manter nossa família segura. Quando isso acontece, eu tenho uma escolha - posso me rendo ao pânico ou buscar pela paz. Eu tenho consciência de que a minha escolha afetará os outros ao meu redor.

Quando entro em pânico, me torno egoísta para conseguir o que posso por mim mesma e ignoro as necessidades dos outros. Eu me sinto irritada e minhas reações nao são boas. Eu me sinto incapaz de ajudar minha filha em sua ansiedade com toda essa situação porque tambem me sinto como se estivesse afogando sozinha.


Quando busco pela paz, me sinto mais capaz de ver as necessidades dos outros. Eu posso ajudar minha filha e posso trazer a mesma paz para os outros ao meu redor. Sou capaz de tomar decisões mais claras e equilibradas.

Temer menos não significa viver em negação, ignorando as realidades do mundo ao nosso redor.

“Esta é uma lição muito importante. Você nunca deve confundir a fé em que você vencerá no final - e que você nunca pode perder - com a disciplina de enfrentar os fatos mais brutais da sua realidade atual, sejam eles quais forem. ” Jim Stockdale (prisioneiro americano na guerra do Vietnã)

Precisamos de realismo e de esperança!

Então, como nos preparamos para temer menos?

Reconhecer o medo é normal e tem seu papel.

O medo é o nosso sistema de alerta projetado para nos proteger. Claro, vamos sentir medo diante da situação atual em todo o mundo. O medo é normal. O medo tem um propósito, mas o medo pode também ser um mentiroso traidor.

Quando o medo nos leva ao extremo, não é mais útil. Não conseguir dormir ou se concentrar em mais nada. Acumular suprimentos suficientes para meses, enquanto muitos ficam completamente sem. Precisamos absolutamente tomar precauções, estocar um pouco de alimento e implementar práticas que mantenham os mais vulneráveis ​​em nossas comunidades em segurança. Isso é prudência e cuidado, mas não entre em pânico.

Cuide-se

Durma o suficiente - um pouco mais se possível. Coma alimentos nutritivos para alimentar seu corpo e sua mente. Tire um tempo para sair para uma caminhada ou para dançar dentro de casa, para fazer seu coração disparar. Encontre algo criativo para fazer que irá alimentar sua alma.

Se você não está cuidando do seu corpo e da sua mente, não poderá temer menos. Vamos ser realistas - controlar nossas emoções exige esforço e muita energia. Quanto mais saudáveis ​​pudermos estar física e mentalmente, mais conseguimos buscar a paz.

Observe o que está alimentando sua mente

Temos a opção de alimentar o medo ou de alimentar a nossa coragem e esperança. Eu pessoalmente, estou gastando menos tempo nas mídias sociais e sendo seletiva sobre as postagens que eu leio e me envolvo. Esteja ciente do impacto das notícias e opiniões que você está recebendo. Escolha as fontes de verdade que você recorrerá para obter informações e se concentre nisso.

Encontre o que alimenta sua coragem e fé nesse período. Música edificante. Boa leitura. Palavras sábias que resistiram ao teste do tempo. Amigos que tem palavras de esperança ao invés de espalhar pânico. Envolva-se nessas coisas.

Desenvolva ferramentas para se acalmar e use-as frequentemente

Este é o momento de aprender e usar exercícios respiratórios, práticas de atenção e ferramentas sensoriais. Sopre bolhas de sabāo com seus filhos! Faça seu corpo se mexer. Crie momentos de tranquilidade quando puder e tente reduzir o barulho ao seu redor e não o encher seu dia inteiro com tecnologia! Tudo isso ajuda a reduzir seus níveis de estresse.

Permaneça conectada

Como é incrível e um privilégio vivermos na época da tecnologia, assim nos mantemos conectadas, apesar do distanciamento social! Distanciamento social não significa permanecer isolada. Muitos de nossos grupos MOPS realizam reuniões virtuais onde podemos ver rostos conhecidos. Essas reuniões tornam o contato mais pessoal do que somente uma chamada de voz. Vamos usar essas ferramentas, vamos buscar conexões, vamos permanecer conectadas.

Pergunte a si mesma: "O que eu posso fazer?"

Podemos ver o impacto do que perdemos facilmente. Você já parou para considerar que existem oportunidades nesse momento? Este pode ser um momento para se conectar como família de maneiras totalmente novas! Aprenda novas habilidades tecnológicas e explore maneiras diferentes de se conectar. Tenho amigas que estāo aproveitando o isolamento social para pintar a casa ou fazer "aquela" faxina ou arrumação que adiamos constantemente. Vamos optar por ver as oportunidades em tudo isso.

Que você encontre a paz ao buscá-la.

Que você encontre beleza nos pequenos momentos.

Que você e sua família estejam protegidos ao fazer escolhas sábias.

Que você faça possa espalhar bondade, coragem e esperança em sua comunidade.



Jodi Koepke

Publicado originalmente no blog do MOPS Australia

Jodi Koepke, é da equipe do MOPS Australia e passa seus dias compartilhando palavras de encorajamento para mulheres, lidando com a bela bagunça da maternidade e dos relacionamentos e também se aventurando na tecnologia.

MATRIZ NOS ESTADOS UNIDOS:

www.mops.org

MOPS International, Inc. 
2370 South Trenton Way 
Denver, CO 80231-3822

 

TELEFONE:

303.733.5353 or 888.910.6677

 

EMAIL MOPS:

info@mops.org (General Info) 

NAVEGAÇÃO NO SITE

NAVEGAÇÃO NO SITE

NOSSO BLOG

NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Blogger Icon

PORTUGUÊS:

www.mopsbr.com.br

EMAIL MOPS Brasil:

ministeriomops@gmail.com

MOPS encoraja e equipa mães de crianças pequenas, em parceria com a igreja local, para descobrirem o seu potencial como mães, mulheres e líderes em seu relacionamento com Jesus.