UA-142702713-1 Coragem no dia a dia
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Coragem no dia a dia




Ela estava abrindo seu coração, seus sonhos, suas aspirações e metas para o ano seguinte. “Você sabe né”, ela suspirou ao telefone, “ como eu sempre tento escolher um país diferente todo ano para viajar sozinha…” ela continuou, mas eu fiquei chocada com sua frase. Um país diferente? Sozinha? Viajar sozinha? Minha mente de mãe nem conseguia compreender as palavras que ela dizia. Sozinha ? Quando foi a última vez que estive sozinha? Será que eu ainda tenho passaporte ? Eu fui ao mercado sozinha semana passada? Se voluntariar no berçário da igreja conta como um país diferente?



Conforme fui reagrupando meus pensamentos, o contraste entre a vida dela e a minha me fez rir. Courteney!, Eu a interrompi. Minha vida é tāo diferente da sua agora. Viajar sozinha por cinco dias na Espanha? Parece loucura, quero dizer, maravilhoso! Mas nem entra na minha cabeça essa loucura! Sabe que na maioria dos dias eu nem consigo ir ao banheiro sozinha? Ela começou a rir também.


Minha irmã é jovem, talentosa e muito corajosa. Ela levanta diante de multidōes de centenas e milhares de pessoas e canta maravilhosamente. Ela vai em missões diplomáticas a países como Turquistāo e os Emirados Árabes. Ela grava músicas em suéco, e ensina crianças de rua no Paquistão a tocar violão.


Eu não estou inventando história.


Eu tenho outra irmã que com frequência sobe montanhas incríveis no Colorado, corre corridas de 50 milhas, ensina a bíblia nos abrigos de sem teto. E ainda minha irmã de 16 anos, que passou o último verão amando os órfãos na África e, atualmente, tem múltiplos trabalhos este ano para que então ela possa ter dinheiro para voltar lá o mais rápido possível. Esse é o meu povo, minhas preciosas irmãs mais novas que eu me orgulho muito.


Mas eu confesso que se eu baixar a guarda, existe a chance de eu olhar para as suas vidas e olhar para minha vida e me achar fora de moda. Eu me sinto acovardada, meu cérebro se murcha. Eu me encontro caindo da muralha da verdade, pois comparação é um jogo perdido. Eu posso olhar para as suas aventuras e perder de vez as alegrias da minha atual fase. Eu posso deixar de querer enxergar as lutas que elas passam nas suas fases da vida. Se eu não tomar cuidado, eu posso deixar as comparações roubarem a verdade de que a coragem vem em várias formas e tamanhos, e em diferentes fases.


Talvez você também já ouviu as mesmas mentiras sussurradas.


A verdade é que a coragem não é sempre baseada em um chamado brilhante. Não é sempre baseada numa habilidade glamurosa. Nem mesmo é baseada em oportunidades. Na maioria das vezes a coragem veste o casaco monótono do ordinário.

Tem que ter coragem para estar contente com uma casa que já era pequena com três crianças a menos. Tem que ter coragem para mandar uma criança pequena no ônibus da escola pela primeira vez. Tem que ter coragem para amar um homem que tem seu coração e, às vezes, esquece de pegar as meias sujas. Tem que ter coragem para enfrentar as louças sujas, as roupas sujas e chão sujo todo dia e ainda ter alegria no coração. Tem que ter coragem para tirar a criança da fralda…você sabe que eu estou certa !


Eu nunca quero menosprezar o que minhas irmãs estão fazendo. Elas são incríveis. Mas eu também não quero ser tentada a menosprezar minha vida super ordinária.


Talvez meu chamado não envolva lugares exóticos ou agonizar fisicamente com companheiros, nem mesmo missões intensas de trabalho neste momento. Mas meu chamado como mãe requer uma incomparável coragem que jamais tive.

Então vamos nos orgulhar de nós mesmas e se orgulhar delas e se orgulhar umas das outras. Não vamos esquecer que coisas lindas podem ser feitas nas coisas ordinárias e vice versa. Não deixem as comparações desvalorizar coisas corajosas acontecendo agora bem embaixo do nosso nariz. Vamos ser corajosas juntas! Mesmo se as coisas parecerem diferentes para cada uma de nós. E vamos rir de coisas loucas e inspiradoras que nossas irmãs fazem, ajudá-las com encorajamentos enquanto abraçamos qualquer que seja a coragem em nossas vidas hoje.



MOPS Internacional


MOPS is a registered trademark of MOPS International, Inc. mops.org

Copyright © 2022 by MOPS International, Inc.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page