MOPS Brasil Blog
Crianças em casa: Desafio e oportunidade

E lá vamos nós, mais uma segunda-feira, mais uma semana diante de nós com incertezas e um mundo inteiro de cabeça para baixo.
A essa altura uma nova rotina já se instalou nas nossas casas. Com as crianças em casa o dia todo, a nova rotina para muitas de nós ficou ainda mais puxada. Não temos mais o nosso “tempinho” e as crianças precisam de muito mais atenção, atividades e lanchinhos. Com certeza um desafio para todas nós mamães!
Ouvimos “mãe”, “mamãe”, “manhêêê” centenas de vezes durante o dia, mas essa nova rotina pode ser também uma oportunidade, só precisamos ajustar nossas lentes e ver essa situação por um ângulo diferente.
Uma oportunidade não é sinônimo de ser algo fácil, mas sim uma ocasião, uma circunstância oportuna ou favorável para realização de algo (de acordo com o dicionário, rs).
Em um momento de crise precisamos parar e refletir, agora creio que já “assimilamos” esse novo cenário, então vamos pensar no que podemos realizar usando esse “tempo extra” com nossas crianças em casa.
Claro que cada casa e cada rotina essas oportunidades se encaixam de maneira diferente, o importante é tentar organizar sua “nova realidade" intencionalmente e não perder de vista as oportunidades:
Brincar e se divertir: Resgate os quebra-cabeças e jogos de tabuleiro, tente ensinar alguma brincadeira de quando você era criança (telefone sem fio, passa anel, forca, stop), mostre álbum de fotos antigas, procure vídeos que você possa dançar ou fazer exercícios juntos com seus filhos, sente-se no chão para brincar com os brinquedos favoritos deles e o mais importante, não esqueça de rir e de fazer desses momentos um momento leve e prazeroso.
Conversar: Aproveite o tempo com seus filhos em casa para conversar. Conversas leves e intencionais, como quem quer entender e conhecer um amigo ou uma amiga. Fale sobre sentimentos, medos, conte sobre sua infância, sobre como era sua escola, quais eram seus desafios. Tente conhecer um pouco mais do coração de seus filhos.
Ensinar tarefas de casa: Que oportunidade de chamar todos para trabalhar como um time! Ensine as crianças a arrumar a cama (nem que for os pelúcias e travesseiros), a se vestir, escovar os dentes e usar fio dental sozinhos, guardar as roupas na gaveta, tirar o pó dos moveis ou separar brinquedos por tipo. São muitas opçõoes e eles podem nos surpreender.
Orar: Podemos usar esse momento para reunir nossos pequenos e orar. Oração se aprende praticando, conversando com o nosso bondoso Pai, que não dorme e está sempre pronto para nos escutar. A Bíblia nos ensina que devemos orar constantemente, apresentando todos os nossos pedidos a Deus, descansando na certeza de Ele cuidará de nós! Ah, que precioso crer e ensinar essa verdade para nossos filhos! Precisamos ser constantes e buscar essa verdade primeiramente em nosso próprio coração.
Estudar a Bíblia: Escolha um dos evangelhos para ler novamente ou pela primeira vez (eu recomendo João). Se preferir, escolha um Salmo por dia para refletir ou escolha um versículo por semana. Nesse processo compartilhe algo com seus filhos, ou convide eles para uma breve leitura com você (pode usar uma Bíblia infantil). Seja criativa. Escolha o melhor horário, mas escolha, seja intencional, não perca a oportunidade e faça disso uma rotina, um hábito, tanto para você como para as crianças, tenho certeza que será um tempo precioso!
Cantar louvores: Mesmo em meio as incertezas podemos escolher encher nosso coração de esperança. Uma forma de fazer isso é cantando louvores que nos lembrem de quem somos e de quem é Deus. Encha sua casa e seu coração de louvores, enquanto as tarefas são feitas, enquanto seus filhos brincam perto de você ou enquanto você caminha pelo bairro. No canal do MOPS Brasil, separamos com carinho para você algumas músicas!
Ensino domiciliar (Homeschooling): Eu sei, precisamos respirar fundo nesse item, mas o fato é que podemos encarar esse desafio como uma oportunidade. Busque ajuda, procure alguém que tem mais facilidade e criatividade. Encare a situação, repire fundo e faça um plano que funcione para você e para as suas crianças. Precisamos agir, nossos filhos precisam da nossa ajuda! Separamos alguns websites e perfis de Instagram que podem te ajudar e te encorajar nessa jornada:
Dicas Homeschooling - Homeschool dia a dia
Familyhastools - Homeschool maternidade e lar
Amor educa - A cada dia uma nova oportunidade de aprender
Familia Barlavento - Conteúdos, materiais e dicas para educação de seus filhos
Esse tempo vai passar. Poderemos olhar para trás e ver como aproveitamos ou como desperdiçamos a oportunidade que recebemos. Nossos filhos precisam de nós mais do que ninguém nesse período. Eles precisam da nossa atenção, do nosso abraço amigo, da nossa instrução, do nosso aconchego, da nossa segurança e da nossa paz. Nós também precisamos de tudo isso, por isso podemos e devemos correr para os braços do nosso Pai, onde podemos encontrar todas essas coisas.
“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” Gálatas 6:9
Tatiana Hume
Tatiana Hume é apaixonada pela Vida, por palavras e por amizades sinceras. Atualmente, além do agito da maternidade, serve como voluntária no MOPS Brasil, pois realmente acredita que nutrir corações pode mudar o rumo de uma história.