UA-142702713-1 Crianças entediadas? Aprenda como isso pode ser uma oportunidade
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Crianças entediadas? Aprenda como isso pode ser uma oportunidade


O tédio pode fazer você exercitar a criatividade


Acho que fizemos duas coisas certas quando nossos filhos eram menores. Primeiro, nos livramos de todas as chupetas antes que as crianças completassem quatro anos. Enquanto digito isso, não parece a vitória que foi. Mas na época parecia que ninguém em nossa casa jamais teria uma noite inteira de sono sem chupeta. Eu tinha certeza de que, a longo prazo, isso seria o melhor a fazer!


Outra coisa que sou grata a Deus por ter feito: continuei um período de silêncio diário após o término da soneca. Todos os meus filhos ainda permaciam descansando um tempo depois de dormir durante o dia. Eles não faziam nada de diferente. Esses 30 minutos foram (são) os alicerces do meu dia. Todos nós precisamos de tempo para descansar, recalibrar e recarregar.


Na verdade, eu que precisava mais desse tempo, e ainda preciso. Às 14h30, nos meus dias como mãe em casa, estava começando a desenvolver uma contração nos olhos e a ter uma respiração muito tensa. Eu acho que isso começou principalmente para nos dar uma pausa. Mas o subproduto maravilhoso de nosso período de descanso foi a criatividade que surgiu em meus filhos. Este não é o momento em que brincamos juntos. Cada pessoa vai para um lugar diferente da casa. Não há com quem conversar além de você mesmo e seus pensamentos (e alguns de nós fazem isso profundamente). Não há tecnologia. Este é um intervalo mental e físico.


O vazio dá espaço para imaginar e criar. Não estou dizendo que todos os meus filhos se transformam em pequenos gênios todos os dias. Definitivamente, temos aqueles dias em que ouço: "Mãe, posso descer?" a cada três minutos e meio (sem exagero). Mas muitas vezes eles acabam estabelecendo um ritmo contente de silêncio e conversa, descanso e diversão, e inventam projetos realmente fascinantes.


Uma vez, meu filho de 6 anos de idade desceu, pedindo canetas, tesouras e papelão. Eu devia estar bastante desgastada neste dia em particular porque, coletei os itens solicitados e levei até ele, sem supervisão (É claro que devemos cuidar dos filhos quando estiverem usando tesouras. Faça o que eu digo, não como eu faço, rs). De qualquer forma, meu filho trabalhou nesse projeto por dias no seu tempo livre. Ele estava orgulhoso quando me implorou que finalmente viesse ver.


Presa à parede havia uma mesa telefônica quase em tamanho real para uma cabine de um avião! Visitamos um museu de aviação e ele pegou o que viu e inventou esse sistema de controle de vôo de aeronaves com luzes coloridas, rodas e botões. Eventualmente, ele até adicionou uma lata em uma peça para fazer um volante móvel, o que eu achei especialmente engenhoso. Ele estava tão orgulhoso de si mesmo! Eu também tentei me esforçar para pensar mais nas conexões criativas que estavam sendo formadas em seu cérebro e menos no que a fita adesiva poderia estar fazendo com a pintura da minha parede.


Acho que vale a pena mencionar que se eu tivesse dado a eles opções de jogar jogos ou assistir algum filme, eles provavelmente não teriam dito: “Vamos pegar todos os nossos bichos de pelúcia e ver se conseguimos lembrar de todas as posições de futebol e jogar um jogo de faz de conta". Provavelmente não.


Acho que podemos concluir assim:

As crianças precisam de certas condições, por assim dizer, para se sentirem bem e entediadas. O tédio inspira criatividade.

Muitas vezes é desconcertante deixar seus filhos se entediarem. O mundo às vezes grita conosco que eles deveriam estar ocupados o tempo todo. Mas se as necessidades de nossos filhos forem atendidas, permitir que eles tenham um tempo de inatividade ininterrupto é um ótimo presente. E isso permanece verdadeiro para crianças de todas as idades.


Jessica Smartt


Postado originalmente no blog do MOPS International.

Retirado do livro Let Them Be Kids de Jessica Smartt.

Copyright 2020 por Jessica Smartt. Usado com permissão de www.thomasnelson.com.


Jessica Smartt é a autora dos livros Memory-Making Mom e Let Them Be Kids. Ela é uma ex-professora de inglês que virou mãe de três em idade escolar. Uma semana após o nascimento do primeiro bebê, ela começou seu blog de maternidade “Smartter” a cada dia.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page