UA-142702713-1 Deixe a ESPERANÇA ser a voz mais alta
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Deixe a ESPERANÇA ser a voz mais alta


"O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz." Isaías 9: 2


Está pronta?

Vamos começar o primeiro dia dos devocionais para você e sua família nesse Advento. Se ainda não leu o último post Natal e a tradição do Advento, recomendamos que leia antes.


Vamos juntas?

Envolva seus filhos e sua família. Convide-os para alguém fazer uma breve oração, a leitura da Bíblia ou até mesmo para repetir o versículo. O mais importante é refletir sobre o Natal e compartilhar um momento especial juntos.


- Comece com uma oração simples.


Começamos nosso Advento, nossa jornada em direção ao Natal, lembrando da promessa de Deus de enviar um Salvador para o mundo. O plano de Deus para o Natal começou bem no início da Bíblia, quando o pecado entrou no mundo e nos afastamos de Deus.


O amor eterno de Deus por nós preparou um plano perfeito, um caminho de volta. Foi através do Natal, do nascimento de Jesus, que a esperança chegou até nós. Existe esperança para a escuridão ao nosso redor, existe esperança para o nosso coração. Jesus, o Messias, o Salvador, Ele é a nossa esperança!


Jesus é a promessa de Deus, nossa ESPERANÇA viva, que não nos decepciona.

Muitas vezes colocamos nossa esperança em nossos filhos, no nosso casamento, no nosso trabalho, na nossa segurança e em muitas outras coisas. A lista é imensa. Todas essas coisas são boas, mas podem nos decepcionar de alguma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde.


Quando nossa esperança está firmada em Jesus, podemos descansar nosso coração, pois Deus é fiel. Não é somente um sentimento, é uma convicção ancorada no Seu amor eterno, que nos mantém seguras, independente das circunstâncias.

- Caso você esteja fazendo uma guirlanda do advento, acenda a vela ou use alguma atividade das crianças. Veja no Pinterest do MOPS Brasil algumas ideias.


- Leia o seguinte versículo em voz alta:

Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 8:12

- Pergunta para refletir:


O que significa o versículo que acabamos de ler?


- Resposta para refletir:


Esse versículo nos lembra a promessa de que Deus enviaria um Messias, o Salvador, trazendo esperança, paz, amor e luz para um mundo coberto pela escuridão do pecado.


- Leia o seguinte trecho da história de Natal em voz alta:


"O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Fizeste crescer a nação e aumentaste a sua alegria; eles se alegram diante de ti como os que se regozijam na colheita, como os que exultam quando dividem os bens tomados na batalha. Pois, tu destruíste o jugo que os oprimia, a canga que estava sobre os seus ombros, e a vara de castigo do seu opressor, como no dia da derrota de Midiã. Pois, toda bota de guerreiro usada em combate e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, como lenha no fogo.

Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso."


Perguntas para discussão e reflexão:

  1. Deus planejou a chegada de Jesus milhares de anos antes dele nascer. O que isso nos diz sobre Deus?

  2. Como a luz de Jesus em nosso mundo nos traz esperança?

  3. De que forma podemos permitir que a luz de Jesus brilhe através de nós?


- Termine com uma oração:


Senhor Deus, obrigada por Jesus, nossa esperança viva! Obrigada pela sua fidelidade e pelo seu amor eterno. Me ajude a colocar a minha esperança em Jesus. Amém.


- Sugestão:


Cantem ou escutem uma música de Natal: Noite Santa!


Ao refletir sobre o Natal durante essa semana, agradeça a Deus por Jesus, agradeça por ELE ser a nossa ESPERANÇA.



Adaptado pela equipe do MOPS Brasil, baseado no devocional postado originalmente no blog do MOPS International, parte de um livro chamado: Unwrapping the Name of Jesus: An Advent Devotional, de Asheritah Ciuciu.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page