UA-142702713-1 Deixe a PAZ ser a voz mais alta
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Deixe a PAZ ser a voz mais alta



"— Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem Ele quer bem!" Lucas 2:14


Vamos seguir com a segunda semana de Advento preparando nosso coração para o Natal. Se ainda não leu, leia o post anterior Deixe a ESPERANÇA ser a voz mais alta.

Se quiser saber mais sobre o que é o Advento, recomendamos que leia o post:


Envolva seus filhos e sua família. Convide alguém para fazer uma breve oração, a leitura da Bíblia ou até mesmo para repetir o versículo. O mais importante é refletir sobre o Natal e compartilhar um momento especial juntos.


- Comece com uma oração simples.


Essa semana vamos refletir na paz que os anjos proclamaram ao anunciar o nascimento de Jesus. Vamos lembrar que a escuridão permeou o mundo perfeito que Deus criou. Naqueles dias, a esperança estava diminuindo, a alegria era rara e a paz parecia inatingível. Então Jesus, o Messias, o Salvador, nasceu.

A Paz veio até nós. A mensagem de paz que os anjos proclamaram ecoou no mundo e ecoa até hoje!
Jesus trouxe uma paz que o mundo ainda não conhecia, uma paz além da nossa compreensão, para ser desfrutada hoje e estendida às futuras gerações.

Ainda hoje, precisamos desesperadamente da paz de Deus, a paz ainda parece algo inatingível nos nossos dias, mas Deus trouxe a paz que precisamos e ansiamos, através de Jesus.


A palavra hebraica traduzida como "paz" é "shalom", que significa completo, total, harmonioso e seguro. Esta paz não aumenta ou diminui com as circunstâncias. A Paz de Deus é uma sensação constante de contentamento, independente do que está acontecendo ao nosso redor.

Essa é a Boa Notícia do Natal! A paz está à nossa disposição!

À medida que conhecemos à Deus e nos relacionamos com Jesus, experimentamos a paz anunciada quando Jesus nasceu. Podemos assim, ser pacificadores em um mundo dividido e ferido. Nós podemos trazer a paz em uma tempestade de caos. Como pessoas que desfrutam da paz de Deus, devemos buscar a bondade, estender graça e encorajar a unidade. Precisamos estar preparadas para oferecer sabedoria, mostrar amor, misericórdia e ser exemplos de paciência.


Podemos sim proclamar a paz nesta terra, através de Jesus, à medida que avançamos, confiando completamente em Deus.


- Caso você esteja fazendo uma guirlanda do advento, acenda a segunda vela ou use alguma atividade das crianças. Veja no Pinterest do MOPS Brasil algumas ideias.


- Leia o seguinte versículo em voz alta:

"Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo." João 14:27

- Pergunta para refletir:


O que significa o versículo que acabamos de ler?

- Resposta para refletir:

Esse versículo nos lembra que Jesus, o Príncipe da Paz, veio até nós e que podemos desfrutar da paz completa e perfeita, independente das circunstâncias. Em meio à um mundo dividido e ferido e em meio aos nossos relacionamentos imperfeitos, podemos descansar o nosso coração na paz de Deus.

- Leia o seguinte trecho da história de Natal em voz alta:

"Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: 'Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo , o Senhor. Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura'. De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: 'Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor'."



Perguntas para discussão e reflexão:

  1. Deus planejou a chegada de Jesus, o Príncipe da Paz, milhares de anos antes dele nascer. O que isso nos diz sobre o plano de Deus para nós?

  2. Como a paz de Deus se torna real e acessível em nosso dia a dia?

  3. De que forma podemos ser pacificadores em um mundo dividido e ferido?

- Termine com uma oração:

Senhor Deus, obrigada por Jesus, obrigada pela Paz que vai além das circunstâncias e do nosso entendimento. Obrigada pela sua fidelidade e pelo seu amor eterno. Me ajude a desfrutar da Paz e a proclamar a Paz nos meus relacionamentos e em meio a esse mundo ferido. Amém.

- Sugestão:


Cantem ou escutem uma música de Natal: Gênesis - Single de Natal


Ao refletir sobre o Natal durante essa semana, agradeça pela PAZ que podemos desfrutar com Deus, através de Jesus, o Príncipe da Paz. Peça para Ele encher seu coração de PAZ, PAZ além do nosso entendimento e independente das circunstâncias.


Deixe verdadeiramente a PAZ que vem de Deus ser a voz mais alta em seu coração.


Advento MOPS Brasil 2020:


Adaptado pela equipe do MOPS Brasil, baseado no devocional do Advento 2020 do MOPS International e no livro chamado: Unwrapping the Name of Jesus: An Advent Devotional, de Asheritah Ciuciu.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page