UA-142702713-1 Encontrando conexão conjugal
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Encontrando conexão conjugal


Todas sabemos que precisamos nutrir nossos relacionamentos com nosso marido e cuidar do nosso casamento. Devido ao COVID-19, as saídas românticas estão fora de cogitação e se formos honestas, a grande maioria de nós estamos tão exausta física e mentalmente com o que este período está nos exigindo que mal conseguimos ter a energia para um abraço.

Mas, como temos pelo menos mais um mês de confinamento e de interrupção da nossa rotina normal, como vamos garantir que não terminaremos esse período completamente desconectadas dos nossos maridos?

Quando estou no modo crise (o que descreve apropriadamente este período), tenho a tendência a me tornar muito profissional. Sou eficiente, mas não exatamente gentil ou sensual. Isso pode deixar meu marido se sentindo distante de mim.

Francamente, não podemos nos distanciar emocionalmente neste momento.

Eu preciso dele e ele precisa de mim.

O número das taxas de mortalidade crescentes, a incerteza de quem pode estar com o COVID e as interrupções diárias em nossa vida normal nos deixaram vulneráveis e assustadas. A verdade é que nenhuma de nós está imune ao tumulto externo e interno causado por esse vírus microscópico.

Embora a realidade das nossas casas seja ligeiramente diferente, há maneiras comuns de como respondemos ao caos e à essa ruptura no nosso relacionamento com nossos maridos.


Podemos nos desconectar dos nossos cônjuges tentando administrar minuciosamente nossa casa. Na verdade, pedi ao meu marido para racionar o consumo de manteiga na semana passada porque estamos quase no fim e temi que não encontrássemos mais!


Podemos automedicar-nos consumindo mais do que o normal alimentos que nos fazem sentir bem ou até assistindo compulsivamente ao Netflix. Comer um chocolate todo de uma só vez é muito mais fácil do que ouvir o pânico que tomou conta de mim em várias ocasiões durante as últimas semanas. Mas, além dos quilos extras que certamente estão se acumulando, esse comportamento não necessariamente me ajuda a atender às necessidades de meu esposo ou a satisfazer minhas próprias necessidades mais profundas.

Se conseguirmos identificar o que estamos sentindo e que precisamos um do outro e depois comunicar essas descobertas ao nosso cônjuge, é bem mais provável que encontremos pontos de conexão e nos movamos um para o outro.

Algumas dessas necessidades podem ser simplesmente logísticas. Dado que as fronteiras entre trabalho e casa foram derrubadas, o que você precisa para que o seu dia seja mais produtivo?

Meu marido e eu precisamos de um ambiente exatamente oposto para concluir nosso trabalho. Ele é um professor de teatro e lidera o tempo de louvor nos fins de semana. Ele vive da interação social que beira o caos, a bagunça e a constante troca de mensagens e conversas com seus colegas. Eu preciso de silêncio, ordem e de ser deixada em paz. Nossa primeira semana de confinamento não foi nada bonita.

Agora, quatro semanas depois, temos uma breve "reunião de produção" todas as manhãs para garantir que não nos interrompamos no pior momento possível (outro dia eu escolhi fazer um ovo frito pensando que ele tinha terminado sua reunião no Zoom. Ele não tinha terminado e o detector de fumaça disparou trinta segundos antes que ele precisasse iniciar a última música...). Também delegar algumas tarefas pela manhã e preparar a lista para quem vai às compras pode ajudar.

Encontrar tempo e energia para se conectar como amantes tem sido muito mais difícil (Isso porque só temos um filho quase adulto morando conosco). Quando converso com minhas amigas, que têm filhos pequenos em casa o dia todo, eles concordam: não há muita coisa acontecendo entre os lençóis além do sono.

Em um esforço para ser intencional, meu marido e eu decidimos abster-nos de sexo por uns dias e direcionar nossas energias para a oração (ver 1 Cor. 7: 5). Isso pareceu profundamente significativo - embora às vezes bastante difícil. Também estamos escolhendo abraçar mais e por mais tempo, intencionalmente nos aconchegemos na maioria das noites antes de dormir. Nenhum desses esforços substitui às mesmas necessidades do sexo, mas nos mantém conectados, o que é importante.

Embora não seja necessário atender às necessidades sexuais um do outro no momento, estamos trabalhando duro para nos conectar emocional e espiritualmente.


Estamos orando mais. E paramos regularmente e perguntamos um ao outro como estamos indo. Deixar de lado um pouco o telefone, dar as mãos, olhar nos olhos e dar a seu cônjuge toda a sua atenção por quinze minutos faz maravilhas para ajudar a aliviar qualquer solidão ou sentimento de frustração (E sejam honestos um com o outro. Este não é o momento de fingir que você está indo bem, se de fato está lutando com alguma coisa).

Felizmente, sairemos desse confinamento em mais um mês ou dois. Enquanto isso, não perca esta oportunidade de aprender novas maneiras de amar e apoiar seu cônjuge.  

Dorothy Littell Greco


Dorothy Littell Greco é a escritora, fotógrafa, mãe e esposa. Quando não está trabalhando, ela adora passear na floresta, andar de bicicleta em superfícies planas e andar de caiaque em rios lentos. Ela mora com o marido há 29 anos nos arredores de Boston.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page