UA-142702713-1 Lutando pelo seu casamento
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Lutando pelo seu casamento


Na jornada da maternidade, assim como na vida, nada é garantido. O inesperado acontece com todas nós, mas há algumas coisas que não são apenas uma surpresa, mas que mudam a nossa vida.


Durante a maternidade, o casamento costuma ser o relacionamento que mais sofre. As taxas de divórcio entre famílias com perda de bebês ou necessidades especiais são altas e não é uma surpresa, apesar de triste. Quando as circunstâncias geram brigas, pode ser difícil ter coragem para permanecer ao lado um do outro.


Então, como você pode amar seu marido de uma forma verdadeira e completa quando tudo parece incerto? Compartilhamos aqui algumas idéias baseada em uma entrevista com Jay e Katherine Wolf, do Hope Heals.


Escolha a lealdade, não a frustração.

Em tempos de agitação, podemos perder de vista a pessoa com quem casamos, optando por focar em suas falhas ou em nossas próprias frustrações no relacionamento. Reconheça os obstáculos e as circunstâncias difíceis, coisas que geram desencantamento, e escolha a lealdade ao em seu cônjuge.

Jay Wolf, pai de dois filhos e marido de Katherine, que ficou incapacitado por um súbito derrame cerebral em 2008, diz: “Muitas vezes, parte do nossa frustação é que pensamos: "Não foi para isso que me casei".


Rolamos na cama de um lado para o outro depois de alguns anos, ou depois das crianças, problemas financeiros, diagnósticos médicos ou qualquer outro catalisador que cria mudanças, e falamos: 'Quem é essa pessoa com quem eu estou?'”.


O peso das circunstâncias ao nosso redor pode nos deixar desencantadas com nosso cônjuge ou com nosso relacionamento, isso não significa que devemos permanecer assim. A intencionalidade ajuda bastante a encontrar essa centelha novamente. Como Jay diz: "Este é você nesse momento: 'Eu vou me esforçar e aprender quem você é novamente e amar essa nova pessoa que você se tornou'".


Veja possíveis imperfeições.

É mais fácil se concentrar nos problemas de hoje e fugir ao invés de trabalhar e lutar por algo melhor no casamento. Podemos escolher e tentar ver nosso relacionamento em termos da transformação que pode acontecer. Crie uma narrativa cheia de esperança para o futuro de seu casamento, busque soluções, mude a perspectiva.


A esposa de Jay, Katherine, diz: "Sim, no casamento, você casa com os problemas de alguém e com o passado dele, mas também com potencial. Você se casa com o que eles podem se tornar. Reserve um tempo para imaginar seu relacionamento em cinco anos, em seguida use uma perspectiva esperançosa ao imaginar como poderia e trabalhe com essa perspectiva.


Busque amar o outro, não somente a sua felicidade.

"Esperar que seu casamento te faça feliz é deixar o padrão muito baixo", diz Jay. "O casamento tem a oportunidade de fazer coisas muito mais ricas e profundas do que apenas fazer você se sentir feliz." Quando a vida não corre conforme o planejado, pode ser mais fácil se concentrar em nós mesmas e assim esquecemos de amar o outro de forma verdadeira e leal.

Um casamento saudável é amar sem esperar retribuição e, em troca, receber mais do que você precisa.

Esse ato de abnegação resultará em verdadeira felicidade. Como Jay diz: "Com o casamento, o objetivo deve ser algo transcendente, sobre sairmos de nós mesmos e de nossos próprios sentimentos". Se você é uma mãe que está lutando com um diagnóstico, incapacidade, perda, tristeza ou uma reviravolta inesperada na sua história que alterará o resto do caminho de seu relacionamento, saiba que você não está sozinha. Também não demore para buscar ajuda à medida que trabalha em tempos inesperados. Há esperança e a esperança cura.


Nicole Hannel



Publicado originalmente no blog do MOPS International.

Nicole Hannel é escritora de conteúdo da Lasting. Ela mora em Atlanta com o marido e a filha de 2 anos e geralmente pode ser encontrada com uma caneca de chá em uma mão e um livro na outra.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page