UA-142702713-1 Natal e a tradição do Advento
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Natal e a tradição do Advento


O Natal é um momento precioso para sermos intencionais com nossas crianças (e com nossa família como um todo), uma oportunidade preciosa de "plantar" verdades profundas nos corações dos nossos pequenos e de reafirmar essas verdades em nós.


O Advento, nos ajuda a preparar os nossos corações para celebrar o nascimento de Jesus, o Natal. A palavra “Advento” vem da palavra latina "adventus", que significa “vinda” ou “chegada”.


Normalmente o advento inclui uma guirlanda, velas e reflexões que nos levam até Jesus. Pode também ter um calendário, com a contagem dos dias até o Natal e devocionais diários.


Usar a guirlanda do Advento é uma maneira visual e divertida que pode impactar todas as idades - desde crianças até os avós. A guirlanda do Advento envolve uma circunferência, com quatro ou cinco velas, acesas nos quatro domingos que antecedem o Natal. Algumas tradições acrescentam uma quinta vela para ser acesa na véspera ou no dia do Natal.


Existem diferentes tradiçōes, que envolvem as cores das velas e o significado de cada uma, mas todas envolvem a preparação para a chegada de Jesus. Você pode até usar velas feitas pelas crianças, como uma atividade divertida e marcante para elas.

Veja algumas idéias no Pinterest do MOPS Brasil.


Guirlanda - Porque a guirlanda?

O formato circular da guirlanda, sem começo nem fim, representa a eternidade de Deus e a vida eterna, disponível e acessível, através de Jesus para todos os que acreditam em Jesus como único e suficiente Salvador. Esse é o amor eterno de Deus por nós.


Velas - Porque as velas?

As velas representam o contraste entre a luz e a escuridão. Na Bíblia, conhecemos Jesus como a "Luz do mundo", que afasta toda a escuridão do pecado.

"Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 8:12


A cada vela acesa, quanto mais perto do Natal, de Jesus, mais afastamos a escuridão. A guirlanda e as velas do advento representam de uma forma visual a salvação, que temos em Jesus, a Luz do mundo. Também nos lembra que como cristãos, somos chamados para brilhar a luz de Jesus no mundo.


"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Mateus 5:14-16


Nas próximas semanas vamos iniciar nosso advento.

Cada semana uma reflexão, para ajudar você e sua família celebrar o Natal, deixando que Jesus brilhe cada vez mais em seu coração e em sua vida.


Semana 1 - Esperança:

Começamos lembrando da promessa de Deus de fornecer um Salvador para o mundo.

O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Isaías 9:2


Semana 2 - Paz:

Na segunda semana vamos refletir na paz que Deus nos oferece através de Jesus. Paz independente das circunstâncias, paz com Deus. Essa é a boa notícia do Natal.

Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!" Lucas 2:14


Semana 3 - Alegria:

Na terceira semana vamos lembrar que o nascimento de Jesus traz alegria a todos os que creem nEle. Uma alegria completa, que satisfaz, que sacia nossa alma. Vamos nos alegrar! O Salvador nasceu!

"Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes." Mateus 2:10


Semana 4 - Amor:

Na quarta semana, bem pertinho do Natal, vamos nos lembrar que o nascimento de Jesus é o amor de Deus demonstrado por nós. Seu amor eterno e imensurável nos alcançou, exatamente onde e como estamos. Foi de graça e foi por amor.

"Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna." João 3:16


Natal - Jesus, o Salvador nasceu!

Jesus Cristo, o Messias, o Salvador nasceu!

Vamos nos alegrar e deixar a Esperança, a Paz, a Alegria, o Amor e Jesus ser a voz mais alta em nossos corações!


Use as reflexões, a guirlanda, as velas, as leituras da Bíblia, o calendário, os enfeites, os presentes, simplesmente tudo com a intenção de celebrar e relembrar que Jesus nasceu, para nos trazer esperança, alegria, amor, salvação, vida eterna. Uma vida completa, através de Jesus e em Jesus.

O mais importante é que seja uma ocasião divertida e marcante, com conversas leves e apropriadas para cada idade, para "semear" o verdadeiro significado do Natal nos corações de seus filhos, de você mesma e das pessoas que Deus colocar ao seu redor nesse Natal.


Vamos deixar que Jesus brilhe em nosso coração e ao nosso redor!


Nossa oração é que você e sua família, sejam profundamente impactados nesse período, pela boa notícia que o Natal nos traz. Nós podemos sim, viver com esperança, amor, alegria e uma vida completa. Jesus nasceu, Ele se fez um de nós, Ele abriu mão da sua glória, por amor, para que pudéssemos desfrutar de uma vida que jamais seria possível por nós mesmas e pelos nossos esforços.


Jesus é, verdadeiramente, o nosso maior e melhor presente! Ele é a Luz do mundo!

Com amor,

Equipe MOPS Brasil


0 comentário
bottom of page