MOPS Brasil Blog
O perdão é um exercício

Tenho três filhos com menos de dez anos, o que significa que eu ou minha esposa acabamos forçando um deles a pedir desculpas a outro diariamente. Força pode ser uma palavra forte, mas qualquer pessoa com filhos conhece nossa situação.
Ocorreu uma ofensa. Uma resposta foi dada. O grito por justiça é emitido na frequência do som que apenas pais experientes e cães pequenos podem ouvir.
Enquanto eles trabalham para professar seu perdão uns aos outros, posso ver através de seus dentes cerrados, olhos errantes e disposição geral frustrada de que estão lutando dolorosamente com uma das três realidades - admitir o que fizeram; reconhecer o que foi feito; liberar o fardo da vingança para estender ou experimentar a graça. Não se engane, o perdão é um trabalho - mas um trabalho que vem com um poderoso resultado de cura e força.
O perdão é um exercício de graça.
Se a graça é o dom imerecido de dar a alguém o que não merece, pode não haver área onde isso seja mais experimentado do que na obra do perdão. Quando praticamos o perdão diariamente, somos atraídas para a obra de cura e redenção de Cristo quando genuinamente sofremos e depois liberamos o que aconteceu. Quando reconhecemos a dor e assumimos a responsabilidade por nossa resposta a uma queixa específica, começamos a experimentar e estender a força da graça de Deus.
A cura não pode acontecer sem primeiro reconhecer onde está a dor. É preciso muita coragem para fazer isso. A força é exibida apenas quando humildemente confrontamos a injustiça e, então, graciosamente a entregamos ao Senhor. O perdão não diminui a ofensa, mas aumenta a capacidade de você experimentar a graça de Deus.
O perdão não nega a dor - ele aumenta o valor de quem você é em Cristo. Você é uma pessoa que foi perdoada pela misericórdia de Cristo. Nós perdoamos porque primeiro fomos perdoadas.
Não é a justiça que você libera, mas o desejo de vingança. O que a afligiu? Quem te ofendeu? Onde você se machucou? Convide o Espírito Santo para a prática e esteja presente na obra do perdão. Você se verá experimentando a graça de Deus de maneiras que não poderia ter ousado esperar e descobrirá sua capacidade de estender a graça de maneiras que não poderia ter ousado sonhar.
Escrito por Nirup Alphonse // instagram.com/nirupalphonse
Tradução livre MOPS Brasil