UA-142702713-1 Palavras certas
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Palavras certas

por Alessandra Rigazzo

Palavras certas no momento certo podem esclarecer a uma pessoa o propósito da sua vida. Palavras de encorajamento para um coração ferido e desanimado podem mudar o rumo de uma vida. Podemos ser instrumentos de Deus para construir confiança e segurança em uma vida marcada pela decepção e falta de credibilidade em si mesmo.

Com muita frequência, recebo mensagens de carinho das leitoras do meu blog. Algumas, no entanto, são verdadeiros relatos de mudança de perspectiva, de visão sobre si mesma e, consequentemente, de vida. São mulheres, mães, donas-de-casa que ao acompanharem minha experiência, passam a enxergar o seu papel feminino como algo especial e importante. Passam a ver sua família e seu lar de uma forma diferente.

Mulheres que começam a cozinhar com prazer, a testar novas receitas como forma de expressarem seu amor pela família. Mães que passam a valorizar o tempo com os filhos. Esposas que mudam seu comportamento de rabugentas e passam a esperar o marido com um sorriso no rosto, palavras agradáveis e o cabelo penteado, outras que estavam prestes a deixar suas casas e “desfazer” o casamento, mas que após ler um relato no blog e uma palavra de incentivo, retomam seus relacionamentos e passam a viver com intensidade a tarefa de fazer o outro se sentir amado... Donas-de-casa que fazem seu trabalho rotineiro para o Senhor e assim, capricham na organização e limpeza da casa.

São mudanças radicais e muito particulares, mas que frequentemente tocam meu coração ao serem expressas em um relato de agradecimento profundo. São esses relatos que me impulsionam a continuar escrevendo, que me animam e muitas vezes colocam sorriso no meu rosto. São palavras de incentivo e carinho que me fazem “gastar” tempo em fotografar, editar e postar. São palavras que contam da mudança no estilo de vida e a restauração dos relacionamentos familiares como consequência, que fazem com que tudo valha a pena.

É espetacular perceber que sem ao menos saber o que se passa na vida da pessoa que está lendo ou mesmo sem imaginar os pensamentos e os sentimentos daquele coração, foi possível falar palavras que ajudaram muitas mulheres a verem algo valioso ou único sobre si mesmas que elas nunca tinham visto antes.

E é assim que podemos verificar o valor das palavras certas na hora certa. Eu escrevo no blog, muita gente lê minhas palavras e algumas delas retornam com palavras que me fazem prosseguir.

Confesso que nunca na minha vida pensei nessa possibilidade. Nunca achei possível que outras mulheres pudessem ser ajudadas através do que eu faço dentro da minha casa. Eu, uma ex-aspirante à carreira acadêmica, incentivando mulheres em suas vidas íntima do lar. Se me dissessem sobre isso há uns anos atrás eu não acreditaria.

Deus nos usa à medida em que estamos disponíveis. Se estivermos com o nosso coração conectado com o Pai, ele usará nossas palavras para dar significado para a vida de alguém, para trazer à memória aquilo que pode dar esperança. Pode ser através de um texto, de uma carta, de um bilhete, de uma mensagem no Facebook, de um torpedo ou de um simples bilhete de agradecimento.

Não sabe como simplesmente chegar com um bilhetinho na casa de alguém? Quem sabe você possa fazer um pão, comprar uns biscoitinhos ou embalar um bolo com delicadeza e usá-los como desculpas para adicionar palavras de carinho na vida de alguém?

O alcance das nossas simples palavras, ficam a cargo de Deus. A dimensão, talvez nem possamos saber. A nós, cabe não nos intimidar e nos permitirmos ser usadas como canal de transmissão do amor de Deus. No começo, pode ser difícil e parecer estranho, mas é só porque estamos acostumadas a ficar fechadas no nosso casulo.

Nunca vou me esquecer do dia em que recebi uma correspondência pelos correios que eu não esperava. Era um envelope do MOPS, com palavras de encorajamento: “Você não vai apenas liderar um grupo, você pode mudar o mundo ao seu redor com amor em ação!” Uaul!

Além do carinho nos detalhes que o envelope continha, essas palavras se destacaram e ecoaram em meu coração, na certeza de que era um recado de Deus: você não pode fazer tantas coisas grandiosas (para a sociedade) que você planejou para sua vida, simplesmente porque não é o que eu quero que você faça, eu quero que você mude o mundo ao seu redor, agindo com amor.


"A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata." ( Provérbios 25:11 )


Vamos parar de achar que amamos como Jesus amou. Vamos parar de dizer que amamos as pessoas. Vamos demonstrar amor. Vamos espalhar amor através de nossas atitudes, nas coisas simples da vida, do dia a dia. Vamos tocar as pessoas e, mesmo que timidamente, essas pessoas passarão a fazer o mesmo.

Diga palavras encorajadoras, incentive. Agradeça por pequenos detalhes e atitudes. Vamos mostrar para as pessoas que elas são dignas de receber amor, de serem cuidadas, de serem queridas. Vamos dizer a elas que as amamos e que elas são importantes em nossas vidas.Vamos destacar uma qualidade das muitas que ela apresenta, mostrar a elas o valor e o quanto somos gratas por tê-las conhecido.

Podemos fazer isso para qualquer pessoa, pois todas elas tem igual valor e devem receber do mesmo amor que nós recebemos.

Não se intimide!

Ontem fiz um bolo com calda de chocolate e usei como desculpa para dar um bilhetinho de agradecimento à encarregada pela limpeza do meu prédio. Agora peço licença a vocês e vou ali para a cozinha fazer um pão e um embrulho simples e delicado para presentear a diretora da escola dos meus filhos que está fazendo aniversário. Será uma boa desculpa para lhe entregar um cartão dizendo sobre o carinho da nossa família por ela, sobre o quanto Deus a ama e o quanto somos gratos por sua dedicação...

Oro para que o Deus dê a você as palavras certas, no tempo certo, que terão um precioso valor na vida das pessoas que estão ao seu redor.



Alessandra Rigazzo é casada há 21 anos com o mesmo menino para quem mandou uma cartinha de amor aos 11 anos.  Mãe de dois meninos queridos. Pedagoga especializada em Atendimento Educacional Especializado (AEE/Educação Especial), estudando Neurociência da Educação. Mãe educadora. Autora do "Meu plano perfeito", um livro-planner, publicado pela Editora Thomas Nelson Brasil. Autora do blog "Tomando uma chávena de chá". Criadora da Central do Corpo Caloso - Brasil. Ex- membro da equipe do MOPS (Mothers of Preschoolers) no Brasil onde, entre outras tarefas, coordenou o MOPS Necessidades especiais. 

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page