UA-142702713-1 Uma nova lista de gratidão
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Uma nova lista de gratidão

Atualizado: 17 de dez. de 2019


Na cultura americana, o mês de Novembro é um mês em que nos concentramos em gratidão. Fazemos listas das coisas pelas quais somos gratas: nosso marido, nossos filhos, nossa casa, nosso trabalho. Há livros, podcasts e vídeos sobre como criar uma lista de gratidão ou um diário. Nós até sugerimos isso no MOPS!


Decidi começar minha manhã com cinco coisas pelas quais eu era grata:

1) Uma bela vista onde eu moro, mesmo com a neblina.

2) Repelente que mantém os mosquitos afastados.

3) Uma amiga que faz as perguntas difíceis.

4) Uma forte herança familiar.

5) Maturidade que vi no meu filho adolescente.


Eu estava muito orgulhosa por ser específica e me sentir pronta para o dia depois de começar com a consciência com tamanha gratidão. Então eu levantei e comecei o dia com o café da manhã.


Dentro dos próximos 30 minutos, eu consegui gritar com cada um dos meus filhos, deixando dois deles em lágrimas. Ao longo da manhã, eu tive três conversas separadas com amigas, cada uma das quais continha pelo menos uma reclamação sobre algo que não estava dando certo na minha vida. Quando cheguei ao almoço, eu não estava me sentindo tão bem com a vida quanto quando comecei naquela manhã.


Então um pensamento invadiu a minha mente, como um daqueles momentos de luz dos desenhos animados, e esse versículo de Provérbios me veio à mente:


Palavras graciosas são um favo de mel, doce para a alma e cura para os ossos. - Provérbios 16:24


Nossas palavras têm um impacto profundo em nós mesmas e nos outros. Eu posso ser grata pelo minha amiga que me faz perguntas difíceis, mas dizer a ela porque eu sou grata por ela tem mais impacto sobre nós duas. Dizer palavras amáveis em voz alta ou escrevê-las tem mais poder de permanência do que apenas pensar nelas. (Todo o tempo que passei tentando lembrar os itens da minha lista de compras, em vez de anotá-los, deveria ter me ensinado isso.)


Então, aqui está uma nova lista de gratidão:


Pense em três pessoas pelas quais você é grata e porque você é grata por elas. Pense em outras amigas, mentoras ou professoras que impactaram sua vida ou até mesmo as pessoas que moram em sua casa. Em seguida, envie uma mensagem, escreva um e-mail, ligue para elas ou escreva um cartão e mande pelo correio. Faça disso uma prática semanal para demonstrar gratidão, em vez de apenas pensar sobre isso.


Não se surpreenda se descobrir que suas expressões de gratidão afetam você tanto quanto afetam outras pessoas.


MOPS Internacional

Tradução livre, MOPS Brasil

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page