UA-142702713-1 Você está cuidando de si mesma?
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Você está cuidando de si mesma?


Quando ouço alguém falar sobre cuidado pessoal eu penso: você quer saber se eu tomei banho essa manhã? Como mãe, sinto que as vezes banho é um artigo de luxo!


Se você é como eu e um banho é a extensão da sua rotina de cuidado pessoal aqui estão cinco pontos para você pensar melhor sobre isso:


Físico

Vamos começar por este já que eu mencionei sobre tomar banho. Nosso corpo possui algumas necessidades básicas para se manter saudável. Eu sei quais são elas, mas muitas vezes as negligencio. Eu pego uma rosquinha ao invés de uma maçã, porque, honestamente, uma rosquinha brilhante e açucarada é muito melhor.


Eu procuro a vaga de estacionamento mais próxima da porta de entrada, assim não tenho que caminhar muito. Eu sou conhecida por escolher usar sapatos fechados, uma vez que passaria vergonha com a situação dos meus pés.


E o sono? O sono é precioso. Ninguém consegue sobreviver por muito tempo com curtos períodos de sono. Se dedicamos pouco tempo para cuidar de nós mesmas, isso afetará diretamente o nosso estado emocional.


Emocional

Conhecer a nós mesmas e estar cientes de nossas emoções no deixa mais vulneráveis. Mas também é muito saudável. Tudo bem se sentir triste, com raiva, feliz ou empolgada, mas saber o porquê é igualmente importante.

Existe uma diferença entre ter um dia ruim ou estar sensível por que os hormônios estão como uma montanha russa e lutando com as emoções. Às vezes, cuidar da nossa saúde emocional pode ser simples como tirar um tempo para respirar, orar, ou tirar uma soneca. Às vezes, porém, pode significar que precisamos buscar ajuda profissional seja ela de uma conselheira ou algum profissional médico.


Psicológico

Este ponto está intimamente ligado à nossa saúde emocional, mas eu gosto de pensar nisso mais profundamente. Enquanto no dia-a-dia minha saúde emocional pode estar indo muito bem, algumas vezes eu preciso lutar com batalhas psicológicas mais profundas. Eu sou uma perfeccionista em recuperação que muitas vezes falha em evitar retornar as minhas tendências perfeccionistas.


Brene Brown define o perfeccionismo como “a crença de que, se vivermos perfeitos, parecermos perfeitos e agirmos perfeitamente, podemos minimizar ou evitar a dor da culpa, julgamento e vergonha”. Psicológicamente eu estou apenas tentando evitar a dor. A maioria de nós faz algo para evitar a dor.

Espiritual

Este é o verdadeiro porque fazemos as coisas. Por que desejamos ser amáveis com os outros? Por que cuidamos uns dos outros? Por que fomos feitos para viver em comunidade com pessoas? Deus não nos criou para vivermos sozinhas, mas para trabalharmos juntas e cuidarmos umas das outras.


A razão pela qual levantamos pela manhã é seu objetivo principal. Se nós negligenciarmos a nossa vida com Deus, todas as outras áreas vão ficar desequilibradas. Não negligencie sua vida espiritual.


Professional

Finalmente chegamos ao ponto do cuidado professional. Este é o que mais me deixa empolgada e ao mesmo tempo é o que sei menos. Como cuidamos de nós mesmas profissionalmente? A maioria de nós está condicionada a acreditar que devemos manter um trabalho pesado, assumindo mais responsabilidades e desempenhando com excelência. Mas a realidade é que fazer nosso trabalho com excelência é saber quando dizer sim e quando dizer não.


Cuidar da nossa vida profissional significa que sabemos o que precisa ser feito, avaliamos se cada tarefa se encaixa com a nossa visão, e estamos prontas para falar não caso seja necessário. Cuidar de nós mesmas profissionalmente também significa que você se importa com aqueles com quem trabalha, desenvolvendo confiança neles e os vendo como pessoas e não somente como "ferramentas" de trabalho.


Tire alguns minutos para pensar a respeito de cada um destes pontos.


Existe alguma área que você está realmente saudável?


Existe alguma área que você precisa dedicar um pouco mais de tempo para se cuidar?



Jennifer Iverson



Jennifer Iverson é coordenadora de conteúdo do MOPS International. Ela é organizadora o que ajuda muito pois é mãe de seis. Jennifer e seu marido Mike, moram na Pennsylvania.

Traduzido por: Viviane (MOPS Curitiba)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page