UA-142702713-1 A cura da comparação
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

A cura da comparação


O "jogo de comparação" é aquele que a maioria de nós estamos familiarizadas.


Para mim, a resposta para o meu coração saudoso veio durante uma das estações mais difíceis da minha vida. Durante a maior parte da minha vida, eu nunca poderia estar totalmente presente, eu estava sempre dois passos à frente pensando em todas as coisas que eu desejava ter e na pessoa que eu esperava me tornar.

A vida é engraçada, pois as expectativas do futuro são muitas vezes mais brilhantes que o próprio futuro e o momento presente se perde na redundância da vida "normal".

Senti essa pressão para comprar, deslumbrar e atrair as pessoas a me amarem.


Conheci meu marido e tivemos o casamento dos nossos sonhos, embora, quando o comparasse aos casamentos de minhas amigas, eu sempre conseguisse encontrar um aspecto em que o meu casamento estava pior. Nosso primeiro ano de casamento foi repleto de malabarismos e desempacotamento da bagagem que trouxemos para o nosso relacionamento.


Por que o casamento de mais ninguém parece dar tanto trabalho? Eu me perguntava. Quando nos aproximamos do nosso primeiro aniversário de casamento, finalmente parecia que estávamos em um terreno sólido e em um bom ritmo como marido e mulher. Ficamos tão surpresos quando descobrimos que estávamos esperando nosso primeiro bebê.


Minha obsessão pela comparação chegou ao auge quando comecei a planejar nossa vida futura. Fiquei descontente e obsessiva com os detalhes de nossa situação de vida e a quantidade de dinheiro em nossa conta bancária. Eu estava fazendo meus planos antes de meu bebê nascer tentando ser a mãe "perfeita" contra a qual eu já me comparava.


E então recebemos a notícia que mudaria tudo: nosso filho tinha um defeito fatal de nascimento que o impediria de viver após o nascimento. Espere, o que? A notícia era como um caminhão batendo no meu coração a 160 km/h e eu estava paralisada no tempo. Pela primeira vez na minha vida, eu não queria olhar para o futuro, porque todo o futuro era um adeus. Fui forçada a estar no meu momento atual, mas o presente foi angustiante.


Mesmo na situação única em que me encontrava, eu sentia a culpa de mãe. Eu lia livros sobre mães cujos bebês tinham uma cura milagrosa e pensava: talvez se eu orasse mais ou tivesse mais fé, meu bebê seria curado . Eu me sentia culpada por assistir TV compulsivamente e ouvir a voz de crítica dentro de mim dizendo: Se você fosse realmente uma boa mãe, leria para seu bebê e passaria mais tempo conversando com ele.


Pedi a um conselheiro que me encorajasse e me lembrasse que a dor é esmagadora quando você a enfrenta de frente. Às vezes você precisa se desligar para chorar em doses menores.


Eu tive que parar de me comparar em minha jornada única como mulher, mãe e esposa. De propósito, parei de ler sobre as jornadas de outras mães e impedia que as pessoas me contassem sobre "aquela e aquela mãe". Eu simplesmente não conseguia me comparar, pois isso aumentava o estresse que já era esmagador.


Depois de meses esperando e esperando um milagre, nosso filho nasceu e eu senti seu coração bater no meu peito por 18 belos minutos. Naqueles momentos preciosos antes de ele ir para o céu, nada mais importava. Fui recebida com o amor mais puro que já senti e me senti muito agradecida a Deus pelo meu filho. Eu estava livre de preocupações, de autoconsciência ou expectativas e estava tão cheia de alegria.


Foi o auge da minha tristeza e, no entanto, eu me senti completamente satisfeita por tê-lo em meus braços. Quando entregamos o corpinho dele, eu sabia que um pedaço meu estava com ele. Não era um pedaço de mim perdido para sempre, mas é um pedaço do meu coração que está guardado em Deus, me lembrando de viver acima dos cuidados e expectativas deste mundo e me lembrando de estar presente hoje, amanhã, Deus cuidará, como Ele prometeu. Afinal, a única coisa que realmente importa é o amor que oferecemos hoje e o eterno amor de Deus por nós.



Angel Cachero 


Postado originalmente no blog do MOPS International.

Angel Cachero vive em San Diego, Califórnia, com seu marido e dois filhos. Ela trabalha como enfermeira e gosta de passar um tempo de qualidade com seus amigos e familiares na praia.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page