UA-142702713-1 Almas gêmeas
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Almas gêmeas


"Papai, você acredita em almas gêmeas?", perguntei. Suas sobrancelhas levantaram atrás do jornal que ele estava lendo. "Bem..." ele começou. Seus dedos se entrelaçavam em um ritmo nervoso na mesa. As mãos do meu pai estavam sempre se movendo, ou empurrando os óculos para trás. Eu observei seu rosto e me perguntei se ele estava ponderando a questão ou apenas lendo o jornal.


Eu esperei, entretanto, do que dependia a sua resposta? Certamente, pensei, que ele confirmaria a minha mãe como o único objeto possível de seus anseios românticos nessa galáxia inteira... Com certeza, pensei, ele iria estimular minhas ideias otimistas e românticas sobre o amor. "Bem", ele começou de novo. "Eu acho que provavelmente há um número de pessoas com as quais você poderia ser compatível."


Refletindo sobre isso, estou surpresa por não ter gritado bem alto. Eu fiquei espantada. Meu terno coração adolescente empacou com essa rejeição friamente prática do destino e do significado de alma gêmea. Parecia a sentença de morte a meu respeito pelo legado dos meus pais.


Meus pais nunca foram explícitos em seus atos de amor da maneira que eu achava que os amantes deveriam ser. Eles reviraram os olhos para grandes gestos românticos e coisas poéticas. Com o passar dos anos, observei as discordâncias aumentarem e se tornarem imponentes muros entre eles; os comentários inconsequentes se acumulavam. No entanto, eles persistiram obstinadamente, nunca considerando o divórcio. Eu pensei: Isso é tudo que posso esperar?

Nunca vou me casar, eu jurei. Então eu conheci meu marido e o amor foi tudo como sonhei que seria, bonito e romântico. Nos casamos apaixonados, depois de dois meses e meio de namoro, tive certeza de que seria assim para sempre. Eu acreditava que sempre estaria vivendo pela perspectiva da paixão.

Uma tarde, eu conversei com meu pai, com a melhor das intenções, sobre o estado de seu casamento. Ele ouviu e depois apenas balançou a cabeça. Ele suspirou e com um meio sorriso disse: "Você não pode julgar o casamento de outra pessoa, Ash."


Ainda assim, eu acreditava que sabia exatamente como o amor, e assim o casamento, deveria ser. Eu acreditava que meu marido e eu éramos a exceção. Mas aos poucos, dolorosamente, ao longo dos anos do nosso casamento, comecei a descobrir o que a aliança significava. Comecei a entender que o amor carregava uma cruz e o perdão era muitas vezes doloroso. Eu encontrei Jesus nos lugares onde o amor humano falhou e onde meus traços românticos rasos desmoronaram e nada restou além dEle.

Milagrosamente, através do que às vezes parecia desilusão, Jesus começou a ensinar de forma hábil e amorosa, essa pessoa egoísta e quebrantada - eu - o que é o amor verdadeiro.

De repente, o casamento de meus pais não parecia tão desesperadamente desolado. Percebi que nunca vi o lado bom em seu casamento, apenas o ruim. Eu estava fixada nas fissuras e rachaduras em vez de observar as flores da redenção que Deus plantou no vaso. Eu gostaria de ter sido mais misericordiosa, mais cheia de graça, perdoar o tempo todo. Eu gostaria de ter confiado na bondade de Deus para transformar o meu modo de ver, em vez de estar firmemente presa nas minhas próprias idéias.


Deus não trabalha dessa maneira. Ele nos pede fé em vez de significado. É quando o significado da vida entra sutilmente, na periferia das coisas, até que brota abruptamente diante de nós em toda a sua vivacidade desconcertantemente bela.


De repente reconhecemos nossa cegueira e passamos a ver. Jesus é aquele que transforma a desolação em deleite. Ele é o prisma através do qual os bons presentes desta vida são focalizados, cristalizados e refratados em diamantes de luz. Ele é aquele através do qual os relacionamentos são curados, feitos completos apesar da profundidade de seu quebrantamento - uma vez que nos rendemos a Ele.

Liguei para meu pai recentemente e perguntei novamente se ele acreditava em almas gêmeas, e se ele acreditava que a mãe era a alma gêmea dele. Embora o meu lado romântico mim tenha sido castigado, ele se recusa a morrer. Agora eu sei que a nossa alma gêmea também é faz parte das nossas escolhas - nossa escolha de amar, nossa escolha de perdoar, nossa escolha de aceitar o que o outro é, em vez de ansiarmos por como pensamos que as coisas deveriam ser.


É quando as coisas surpreendentes acontecem. É quando o novo crescimento permeia o que pensávamos ser terrenos baldios e a ressurreição floresce nos lugares mais inesperados. Às vezes até mesmo a paixão volta, o brilho cintilante que transforma tudo em ouro, mas é ainda mais bonito porque floresce do solo nutrido com lágrimas, tempo e devoção. Não é mais uma cotovia superficial, não testada pelo fogo. É um sabor da eternidade.


Ashley Lande



Ashley Lande se sente mais segura em uma biblioteca e mantém suas habilidades de dançarina em alta estima. Ela mora em uma pequena cidade nas Flint Hills do Kansas com seu marido, Steven, e seus filhos de Israel e Arrow.



Tradução livre para MOPS Brasil - Texto original no link

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page