UA-142702713-1 Aprendendo a amar seu lar imperfeito
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Aprendendo a amar seu lar imperfeito


Mais ou menos seis anos atrás, eu, meu marido e nossas duas pequenas meninas nos mudamos da ensolarada Califórnia do Sul para a chuvosa cidade de Washington. Quando nos mudamos, eu pensava que aquela casa alugada seria temporária, mas quase seis anos depois nós ainda estávamos morando na mesma casa “temporária”.

A vida nem sempre acontece como planejamos.

Meu marido e eu já moramos em três casas durante nossos 12 anos de casamento. A primeira era uma casa própria e as outras duas alugadas. Eu sei o que é sentir como se a sua casa não fosse ideal, mas você não ter outra opção no momento.


Durante esses anos, eu decidi abraçar o aqui e agora e aprendi a amar meu lar imperfeito. Ainda existem coisas que você pode mudar. As vezes são as coisas – físicas – dentro da casa que precisam de uma pequena alteração. Outras vezes é o seu foco e perspectiva.


Assim como aconteceu comigo, você também pode aprender a amar seu lar imperfeito. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a começar.


Como amar seu lar imperfeito?


Olhe para aquilo que você gosta.

Em toda casa que você vive, sempre é possível encontrar alguma coisa que gosta. Talvez seja algo pequeno ou talvez sejam muitas coisas. Quando você se concentra naquilo que gosta, aquelas que não gosta vão parecer pequenas.


Você gosta do seu bairro? E o que dizer da sua sala de estar? Finalmente conseguiu a mesa que estava querendo? Talvez tenha árvores ou flores que você aprecia. Sempre é possível encontrar coisas boas em todas as casas se você procurar por elas.

Geralmente nossa mente se volta para aquilo que nos incomoda no nosso espaço. Podemos ficar obcecados a respeito das coisas que não gostamos as quais ofuscam tudo que gostamos.

Escolha olhar para aquilo que gosta e concentre-se nelas. Vai lhe ajudar a apreciar mais seu lar.


Mude o que você pode.

Se você é dona de sua própria casa imperfeita, pense no que você poderia mudar que te ajudaria a gostar mais de sua casa. Uma mão de tinta pode fazer maravilhas. Se você mora de aluguel e não quer ter que pintar de novo antes de se mudar, concentre-se em pequenas mudanças simples que você pode fazer.


Nós moramos em uma casa de aluguel de paredes brancas. Não tem praticamente nada de personalidade na casa. Eu trabalhei com o que temos colocando cortinas, costurando algumas capas de almofadas, comprando alguns tapetes, e pendurando coisas que eu amo nas paredes.


Existem algumas mudanças simples que você pode fazer para tornar sua casa mais agradável e mais com a sua cara. Pequenas alterações podem ser um caminho.


Deixe os cantos favoritos brilharem.

Todo mundo tem coisas favoritas em casa. Pode ser um quadro, um móvel, ou uma decoração de algum tipo. Deixe suas coisas favoritas brilharem em sua casa e abandone o excesso.


A bagunça pode roubar sua alegria.

A desorganização pode te impedir de amar sua casa e de usufruir dela do jeito que deseja. Conforme você vai aprendendo a organizar as coisas que estão te atrapalhando você aprende a amar mais sua casa. Quando suas coisas favoritas forem destacadas e o excesso doado, você se sentirá mais em paz e gostará de sua casa como um refúgio para você e sua família.


Decida ser grata.

Gratidão é uma escolha e aquilo em que você se concentra aumenta. Ao escolher ser grata pelo que você tem, você terá mais prazer e alegria. Não compare sua casa com a de outras pessoas ou daqueles que vê na televisão ou nas redes sociais. Escolha a gratidão.

Lar não é somente as quatro paredes ao seu redor. Sim, elas são um abrigo contra o que está do lado de fora, mas lar diz respeito a vida que se vive dentro das quatro paredes, sejam elas como forem.

Seus filhos vão se lembrar das interações que você teve com eles e das memórias que você construiu. Eles não vão se concentrar no fato de que o quintal era pequeno ou que tiveram que dividir um quarto. De fato, dividir um quarto traz algumas das melhores lembranças por si só.


Conforme você abraça o aqui e agora, aprenda a amar seu lar imperfeito com o coração cheio de gratidão. Qualquer casa pode ser a casa dos seus sonhos. É uma questão de perspectiva.


Julianna Poplin



Publicado originalmente no blog do MOPS International.

Julianna Poplin é escritora e organizadora profissional. Ela criou The Simplicity Habit para ajudar a encorajar mães ocupadas que desejam dizer sim aos bons hábitos. Voce pode encontra-la no Facebook e no The Simplicity Habit .

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page