UA-142702713-1 Eu não sou suficiente
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Eu não sou suficiente


Tenho 3 filhos lindos! Orgulho enche o meu coração olhando seus rostinhos lindos, seus olhos cheios de alegria, seus sorrisos cheios de dentes de leite. Mas sabe o que enche ainda mais o meu coração? Medo… medo de errar. Medo de falhar. Medo de não ser o suficiente. O que estou aprendendo (às duras custas) é que eu não sou o suficiente, e nunca vou ser.


Não importam quantas atividades pedagogicamente perfeitas eu fizer com eles, nem quantas refeições saudáveis e orgânicas eu servir, nem a infinidade de beijos e abraços que eu lhes der… nada será o suficiente. Eu não sou o suficiente, mas Deus é.


Muitas vezes eu me distraio achando que preciso dominar todas as técnicas, saber todas as teorias e ler todos os livros, afinal, preciso educar e moldar os meus filhos perfeitamente! Mas, vez após vez, Deus me mostra que quem precisa aprender e ser moldada por Deus sou EU.


Ao invés de focar toda a minha atenção e esforço em tentar ensiná-los e moldá-los em quem eu quero que eles sejam, preciso voltar o meu olhar ao meu próprio coração, pois a melhor coisa que posso fazer pelos meus filhos é deixar Deus me moldar. Isso acontece quando estou disposta a enxergar o natureza do meu próprio coração, quando reconheço as minhas falhas, quando me humilho e quando peço perdão. Mas como isso é difícil! Prefiro mil vezes simplesmente corrigir o erro dos outros (dos meus filhos e do meu marido) do que reconhecer o meu!


Além dessa minha dificuldade em entender que o trabalho tem que começar no meu coração, também luto com o peso enorme que a maternidade me trouxe. Sempre fui uma pessoa que levava as coisas com muita leveza.


Sempre me descrevi como "tranquila", "bem resolvida" e que conseguia levar as pressões e expectativas numa boa. Quando me tornei mãe, essas palavras não me descreviam mais. Por fora, talvez até que sim, mas por dentro eu lutava (e luto ainda!) com esse peso de ser a mãe perfeita.

Hoje em dia, estamos todas focadas na nossa imagem. Escolhemos com cuidado as fotos que postamos e o que escrevemos. Queremos projetar uma imagem que impressione, que cause admiração e até inveja. Vivemos sob a expectativa que (como mães) devemos trabalhar intensamente, nunca descansar e demonstrar perfeição. Estamos exaustas. Hoje em dia a expectativa que colocamos em nossos ombros excede a nossa capacidade. Diariamente, não alcançamos as metas irreais que estabelecemos para nós mesmas como mulheres, profissionais, esposas e mães.


Não quero que essa seja a minha realidade, e não quero que seja a sua. Quero ser vulnerável. Quero estar aberta para enxergar o meu próprio coração, para receber a Graça que Deus quer me estender EM ABUNDÂNCIA e poder passar essa Graça adiante para o meu cônjuge, meus filhos e outros ao meu redor.


Quero criar filhos cheios da Graça de Deus, e para isso, tenho que estar cheia dessa mesma Graça. Quero abrir mão do meu próprio ego… abrir mão da imagem de perfeição… abrir mão de tentar lutar por uma realidade que não é a minha. Quero curtir o momento que estou vivendo hoje, e não desejar sempre a próxima fase (ou até mesmo a fase anterior).


Quero viver a vida que Deus está me dando agora. Quero estar livre para realmente ser quem Deus me criou para ser. Quero escolher essa liberdade que tenho em Jesus: a liberdade de aceitar a minha condição de pecadora e de deixar Deus receber toda a glória, ao invés de tentar mascarar a dureza do meu coração e querer tomar o mérito que é de Deus, pela obra dEle na minha vida e na minha família.


Katie Cesar



Katie Cesar é casada com o Thiago há 12 anos e juntos têm três filhos pequenos. Passou a maior parte da sua infância e adolescência no Brasil (em Londrina, PR). Hoje ela e sua família residem em Indianápolis, IN, nos Estados Unidos. Formada em Psicologia, porém só exerce a profissão dentro de casa, com os próprios filhos ;-) Em Fevereiro de 2018, começou o Projeto do Coração, que é um podcast que tem como propósito trazer a liberdade de Cristo às nossas famílias, casamentos e filhos. A cada semana tem um episódio novo, sempre apoiados nos três pilares do projeto, que são clareza, vulnerabilidade e base bíblica.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page