UA-142702713-1 Deixe a ALEGRIA ser a voz mais alta
top of page
  • Foto do escritorMOPS Brasil Blog

Deixe a ALEGRIA ser a voz mais alta


"Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes."

Mateus 2:10


Vamos seguir com a terceira semana de Advento preparando nosso coração para o Natal. Se ainda não leu os posts anteriores, recomendamos a leitura também:



Envolva seus filhos e sua família. Convide alguém para fazer uma breve oração, a leitura da Bíblia ou até mesmo para repetir o versículo. Reflita junto com sua família e compartilhem um momento especial.


- Comece com uma oração simples.

Na terceira semana do Advento vamos refletir na ALEGRIA, a alegria que os magos, os pastores - e o mundo - experimentaram através do nascimento de Jesus. Depois de ouvir a boa notícia anunciada pelos anjos, a Biblia nos diz que os pastores buscaram encontrar Jesus, o encontraram e experimentaram uma grande alegria.

Da mesma forma, quando os magos viram a estrela no céu, que guiava o caminho deles até Jesus, a Biblia nos diz que eles ficaram muito alegres e felizes.


O plano de Deus, através de Jesus, nos apresenta uma alegria que vai além de um simples sentimento ou das circunstâncias ao nosso redor. A verdadeira alegria que vem de Deus é ancorada em um coração seguro e em paz, um coração que decide e escolhe a alegria que vem de Deus, diariamente. Por causa de Jesus, podemos ter paz com Deus e esperança para hoje e para amanhã.


Que alegria essa boa notícia nos traz! Nasceu o Salvador!

A convicção e a paz que invade o nosso coração quando deixamos Jesus ser o nosso Senhor e Salvador, traz uma alegria indiscritível. Exatamente como a alegria anunciada pelos anjos.

Por isso podemos escolher e decidir nos alegrar e encher o nosso coração de júbilo. Pois a alegria do Senhor, verdadeiramente é a nossa força.


"...a alegria do Senhor os fortalecerá." Neemias 8:10


A alegria dos pastores foi tão grande que eles saíram correndo para contar a todos sobre sua experiência indiscritível e surpreendente. A alegria dos magos foi tão grande que eles não tiveram outra opção a não ser adorar Jesus como Rei.

Que possamos buscar nossa alegria em Jesus e compartilhar essa alegria com as pessoas ao nosso redor - porque a alegria é contagiante!

- Caso você esteja fazendo uma guirlanda do advento, acenda a terceira vela ou use alguma atividade das crianças. Veja no Pinterest do MOPS Brasil algumas ideias.


- Leia o seguinte versículo em voz alta:

"Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes. Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra." Mateus 2:10-11

- Pergunta para refletir:


O que significa o versículo que acabamos de ler?

- Resposta para refletir:

Esse versículo nos lembra que o nascimento de Jesus nos trouxe alegria. Jesus pode sim encher nosso coração de júbilo e podemos escolher nos alegrar pela certeza que temos de que somos amadas por Deus, que Ele veio até nós para nos salvar e que Ele está e estará conosco todos os dias.

- Leia o seguinte trecho da história de Natal em voz alta:

"Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo, mas o anjo disse: — Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi , nasceu o Salvador de vocês — o Messias , o Senhor!"

Lucas 2:8-11


Perguntas para discussão e reflexão:

  1. Quando Jesus nasceu, Deus enviou anjos para anunciar o nascimento de Jesus e também colocou uma linda estrela para mostrar o caminho. Tanto os magos quanto os pastores viram a estrela e percorreram um longo caminho para encontrar e adorar Jesus. O que isso nos diz sobre Deus?

  2. Como o nascimento de Jesus nos traz alegria?

  3. De que forma podemos espalhar a alegria do Natal para as pessoas ao nosso redor?


- Termine com uma oração:

Senhor Deus, obrigada por Jesus, obrigada pela Alegria que vai além das circunstâncias e do nosso entendimento. Obrigada pela sua fidelidade e pelo seu amor eterno. Me ajude a desfrutar da ALEGRIA que vem do Senhor, que essa alegria seja a minha força e me ajude a contagiar os outros ao meu redor com a alegria que vem de Ti. Amém.

- Sugestão:


Cantem ou escutem uma música de Natal: Cantem o Salvador nasceu!


Ao refletir sobre o Natal durante essa semana, peça a Deus para te encher da verdadeira ALEGRIA que vem dEle e para que essa ALEGRIA transborde ao seu redor. A verdadeira ALEGRIA que Jesus nos traz é contagiante.



Advento MOPS Brasil 2020:


Adaptado pela equipe do MOPS Brasil, baseado no devocional do Advento 2020 do MOPS International e no livro chamado: Unwrapping the Name of Jesus: An Advent Devotional, de Asheritah Ciuciu.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page